
(Foto: Divulgação/X: @NHLPA)
Calouros em alta: Previsões para o Calder Trophy
Todos os anos a NHL abre suas portas para os novos jogadores: os calouros. Vindos de ligas como NCAA, OHL, WHL, entre outras, temos os famosos calouros que trazem a liga e aos fãs a emoção e a expectativa de ver mais uma possível futura estrela. Com a chegada dos novatos e o começo da temporada, é dada a largada da corrida pelo tão prestigiado Calder Memorial Trophy, concedido ao jogador mais promissor em sua primeira temporada. Para ser considerado um calouro, um jogador não pode ter jogado em mais de 25 jogos da NHL em nenhuma temporada anterior, nem em seis ou mais jogos da liga cada uma das duas temporadas anteriores. Qualquer jogador com pelo menos 26 anos de idade (até 15 de setembro daquela temporada) não é considerado um calouro.
Na temporada de 2023-24, Connor Bedard foi o ganhador do prêmio. O jogador do Chicago Blackhawks teve 22 gols e um total de 61 pontos em sua primeira temporada na liga. Ele recebeu 152 votos para primeiro lugar e 39 para segundo lugar, somando um total de 1.808 pontos. Como a corrida desta temporada já começou, vamos ver quem está na briga pelo Calder Trophy:
Macklin Celebrini

(Fonte:Reprodução/San Jose Sharks via X)
Celebrini lidera a lista dos calouros com 15 pontos, oito gols e sete assistências em 18 jogos. O central que foi a primeira escolha geral do draft de 2024 ficou fora dos 12 primeiros jogos devido a uma lesão no quadril causada na pré-temporada. Agora, o jogador do San Jose Sharks voltou com sede para recuperar o tempo que ficou sem jogar.
Celebrini em seu segundo jogo na liga marcou dois gols contra o Minnesota Wild e, recentemente, fez uma sequência de sete pontos em quatro jogos. Além disso, o central marcou seu primeiro gol em prorrogação durante seu oitavo jogo, ajudando assim no desempenho dos Sharks.
Matvei Michkov

(Fonte:Reprodução/Philadelphia Flyers via X)
Michkov foi a escolha número sete do draft de 2023. O russo marcou seu primeiro gol durante um power play no jogo contra o Edmonton Oilers, e fez três pontos (dois gols e uma assistência) em seus três primeiros jogos. O ala direito, que está em uma disputa acirrada com Celebrini, tem 25 pontos, 11 gols e 14 assistências em 26 jogos pelo Philadelphia Flyers.
Em quatro de seus últimos jogos, Michkov marcou oito pontos, com três gols e cinco assistências. O russo quebrou o seu próprio recorde com três assistências no segundo. Até o momento, o jogador do Philadelphia Flyers lidera a NHL em pontuação e número de gols por um calouro.
Logan Stankoven

(Foto: Jerome Miron/USA TODAY Sports)
Stankoven vem se destacando no Dallas Stars, tanto que já está na primeira linha de power play do time. O central é o jogador com o maior número de jogos pela NHL da lista, com 48, contando a última temporada. Ele fez sua estreia em fevereiro deste ano e marcou seu primeiro gol no dia do seu aniversário de 21 anos.
O canadense, que foi draftado na 47° posição em 2021, por enquanto tem 16 pontos (quatro gols e 12 assistências) em 25 jogos nesta temporada. Algo importante de se destacar sobre Stankoven, é que o mesmo ganhou o Dudley “Red” Garrett Memorial Award, prêmio dado ao calouro mais promissor da AHL.
Dustin Wolf

(Foto: Calgary Flames/X)
Wolf é o único goleiro da lista, podendo ser o primeiro goleiro a conquistar o prêmio desde de Steve Mason, que recebeu o troféu a 16 anos atrás. Draftado em 2019, como 214° geral, o goleiro tem nessa temporada um recorde de 8-5-1.
O jogador do Calgary Flames tem uma porcentagem de defesa de 90,9% e uma média de 2.84 gols sofridos. Além disso, ele tem duas assistências em seus 14 jogos. Wolf assim como Stankoven possui um histórico na NHL, tendo jogado 17 partidas na última temporada, totalizando 32 jogos na carreira.
Lane Hutson

(Foto: Montreal Canadiens/X)
Hutson está cotado na quinta posição nos rankings pelo prêmio. O defensor, que foi a escolha de número 62 geral do draft em 2022, tem 19 pontos em 28 jogos, porém ainda estamos esperando para vê-lo marcar seu primeiro gol na NHL.
Com o desfalque do defensor Mike Matheson, Hutson foi colocado na primeira linha de power play do Montreal Canadiens. Recentemente, ele liderava o time com o maior tempo de gelo. O defensor vem sendo bastante elogiado pelos fãs do time e estabeleceu o recorde de maior sequência de pontos para um defensor dos Habs, com oito assistências em sete jogos.
Will Smith

(Fonte: Divulgação/X: San Jose Sharks)
Smith, a quarta escolha geral do draft de 2023, por enquanto não rendeu tanto quanto era o esperado, tendo 11 pontos (cinco gols e seis assistências) em 24 jogos. Devido ao seu desempenho durante esse começo de temporada, o San Jose Sharks acabou decidindo fazer alguns testes. Um deles foi mudar a posição do até então central Will Smith, colocando o mesmo como ala, tirando um pouco da pressão do jogador. Com uma lesão sofrida na parte superior do corpo durante o último jogo contra o Tampa Bay Lightning, o calouro pode ficar alguns jogos fora, o que não o ajudará na briga pelo Calder.
Paulista e flamenguista, apaixonada por esportes, cinema e histórias. Torcedora dos Habs, e que ainda não superou o possível fim da carreira de Carey Price.
O impacto de treinadores lendários na NHL
5 de maio de 2025A tradição da barba nos playoffs da NHL
27 de abril de 2025Por que o New York Rangers fracassou em 2024-25?
26 de abril de 2025
Leave a reply Cancelar resposta
Mais novidades
-
A NCAA e o hóquei universitário
23 de outubro de 2024 -
Conheça o hóquei universitário feminino!
10 de abril de 2025
Sobre o Tic-Tac-Gol!
O portal Tic-Tac-Gol! foi criado em 2022, com o intuito de trazer as últimas informações sobre as melhores ligas de hóquei de um jeito inclusivo, dinâmico, fluido e divertido,
assim como disseminar sobre o esporte para o público brasileiro.
O podcast Tic-Tac-Gol! surgiu em 2021, antes do portal que temos hoje, e foi o primeiro podcast sobre o esporte feito apenas por mulheres! Ao longo desses anos, o Tic-Tac-Gol! passou por várias mudanças e caminha para se tornar um dos principais portais sobre hóquei no Brasil. Após a transformação do podcast em um portal efetivamente, passamos por várias reformulações, novos integrantes chegaram, e em contrapartida outros deixaram o projeto, sempre deixando contribuições valiosas para o portal ter chegado onde está hoje.