
O capitão do Edmonton Oilers, Connor McDavid. Reprodução/Forbes
Como funcionam os times de hóquei no gelo
O elenco de um time de hóquei, chamado de roster, é montado de maneira cuidadosa. Ou pelo menos, deveria ser. Quem faz as negociações da equipe como trocas, contratações ou renovações de contrato é o general manager.
Já o treinador, conhecido como head coach, e toda a comissão técnica precisam trabalhar com os jogadores que o time dispõe. Diferente de outros esportes, não é sempre que o mesmo elenco irá ao gelo. Existem jogadores que estarão em situação de healthy scratch. Não existe uma tradução literal para o termo, mas significa que um jogador está lesionado e não irá jogar. Existem também aqueles que podem estar suspensos por causar alguma penalidade em jogos anteriores, também desfalcando o time. Portanto, algumas dessas circunstâncias forçam que os treinadores e até mesmo outros jogadores sejam criativos.
Quantos jogadores um time precisa ter?
Na NHL e PWHL, no mínimo 20 jogadores ativos irão compor o elenco. São necessários 18 patinadores e dois goleiros para cada jogo. É importante frisar que esses jogadores precisam estar sob contrato com o time. Apesar de não ser uma regra, é comum que dentro dos 18 patinadores, 12 sejam atacantes e seis sejam defensores.
Dentro dos atacantes, temos duas posições: central e alas direita e esquerda. Eles costumam passar mais tempo na zona ofensiva do gelo.
Já os defensores vão passar mais tempo na linha azul quando o time está atacando e na zona defensiva quando for necessário proteger o time dos ataques rivais. Eles também podem marcar gols, contudo, esse não é o principal foco. Eles também costumam ser mais corpulentos e maiores do que o restante do time.
Tanto os atacantes quanto os defensores são colocados em linhas, termo muito comum no hóquei. Você logo vai entender o que elas são. As linhas e jogadores ficam em média um minuto no gelo, sendo substituídas por outros logo em seguida, visto que os jogadores ficam cansados muito rápidos. Não existe nenhum limite de substituição e eles podem sair ou entrar a qualquer momento.
Por fim, o goleiro é a última linha de defesa. Ele fica na frente da rede e não é considerado um patinador. É comum que o goleiro fique na sua posição durante o jogo inteiro, mas ele pode ser substituído se estiver jogando muito mal ou se lesionar.
O que são as linhas no hóquei?
Se você já acompanhou um jogo de hóquei, deve ter percebido que a palavra linha é muito usada. Isto porque o time é dividido por elas. Os atacantes são divididos em quatro linhas, sendo elas a primeira, segunda, terceira e quarta linhas. Cada uma delas é composta por um central, um ala esquerda e um ala direito. A primeira linha é composta por jogadores que chamamos de elite, pois eles costumam ser os mais habilidosos e possuem maior capacidade de marcar gols. As linhas podem ser alteradas. Um jogador que não está rendendo tanto pode descer para a segunda linha, e outro que está jogando bem pode subir para uma outra linha superior. Obviamente, essas linhas são combinadas de modo que os jogadores funcionem e marquem gols juntos.
Os defensores são emparelhados em duplas. Logo, em um jogo, um time estará no gelo com cinco patinadores (uma linha com três atacantes e uma com dois defensores) e um goleiro. Logo, existem quatro linhas de ataque e três pares defensivos em um time.
Em grande parte dos casos, tanto a primeira linha de ataque quanto de defesa costumam ganhar mais tempo no gelo.
Existem também as linhas específicas para power play e penalty kill. A unidade de power play é composta por cinco patinadores e os jogadores que melhor disparam o puck ao gol estarão no gelo. Já o penalty kill terá quatro patinadores, visto que um jogador estará cumprindo a penalidade no penalty box, ou como carinhosamente chamamos: a jaula. Esse time está em desvantagem, então é importante que os jogadores que tenham habilidade em bloquear disparos e atrapalhar os passes do rival estejam no gelo.
Se preferir, temos um vídeo curto em nosso canal do YouTube onde explicamos com exemplos a posição dos jogadores.
Por que alguns jogadores têm letras na jersey?
Os jogadores que têm as letras “C” e “A” nas jerseys são os líderes da equipe. O jogador com o “C” é o capitão da equipe e só um deles pode desempenhar essa função. Já a letra “A” é usada pelos capitães alternativos, ou seja, aqueles que irão desempenhar a função do capitão quando ele não está no gelo. Um time não necessariamente precisa ter um capitão. Eles podem ter apenas os alternativos, sendo obrigatório ter pelo menos dois deles em um jogo.

A capitã Micah Zandee-Hart do New York Sirens (ao centro), junto de suas capitãs alternativas: Alex Carpenter (à esquerda) e Ella Shelton (à direita). Reprodução/New York Sirens via Twitter
Nem todos os times terão um jogador ostentando a letra “C” no peito por algumas razões. Às vezes o capitão se aposenta, é trocado ou não renova com o time quando seu contrato chega ao fim. A equipe não precisa renomear um novo capitão imediatamente, eles podem aproveitar o tempo para analisar quais jogadores do atual elenco vão ter as características que o time julgue necessárias para ser privilegiado em ser capitão. Portanto, não estranhe caso você não consiga encontrar ele no gelo. Isso é bem normal.
Os jogadores com essas letras são os únicos que podem discutir qualquer interpretação de uma regra com os juízes. Jogadores sem capitania não podem fazer isso, e ainda correm risco de serem penalizados caso o façam.
Este texto faz parte da nossa série de textos para iniciantes, o ABC do hóquei!
Palestina-brasileira. Professora, torcedora do St. Louis Blues e fã de tênis, café, true crime e dos meus seis pets. Artista e nadadora por hobby.
O impacto de treinadores lendários na NHL
5 de maio de 2025A tradição da barba nos playoffs da NHL
27 de abril de 2025Por que o New York Rangers fracassou em 2024-25?
26 de abril de 2025
Leave a reply Cancelar resposta
Mais novidades
-
Do Velho Mundo 2024-25 #2 – Festa em Cardiff e muito mais
30 de janeiro de 2025 -
O primeiro mês de Connor Bedard na NHL
17 de novembro de 2023 -
Diário de um fantasista – Prólogo
26 de janeiro de 2025
Sobre o Tic-Tac-Gol!
O portal Tic-Tac-Gol! foi criado em 2022, com o intuito de trazer as últimas informações sobre as melhores ligas de hóquei de um jeito inclusivo, dinâmico, fluido e divertido,
assim como disseminar sobre o esporte para o público brasileiro.
O podcast Tic-Tac-Gol! surgiu em 2021, antes do portal que temos hoje, e foi o primeiro podcast sobre o esporte feito apenas por mulheres! Ao longo desses anos, o Tic-Tac-Gol! passou por várias mudanças e caminha para se tornar um dos principais portais sobre hóquei no Brasil. Após a transformação do podcast em um portal efetivamente, passamos por várias reformulações, novos integrantes chegaram, e em contrapartida outros deixaram o projeto, sempre deixando contribuições valiosas para o portal ter chegado onde está hoje.