
Do Velho Mundo 2024-25 #4 – Ritos de Repescagem e Rebaixamento
Olá e bem-vindos a mais uma edição de “Do Velho Mundo”! Estamos aqui no mês de março e o afunilamento chegou com tudo nas ligas de hóquei na Europa. Agora é sobre quem vai ou já se garantiu na pós-temporada e sobre quem está rebaixado ou vai lutar para escapar do rebaixamento. A disputa continua acirrada e todo jogo passa a ser uma decisão daqui para a frente, é um momento para os corações fortes. É o momento de repescagem e semelhantes pelos gelos do continente europeu.
Nossa jornada mensal começa com uma das melhores ligas de hóquei no gelo (talvez eu use muito essa expressão) do continente europeu. Por erro meu ainda não havíamos tocado em assuntos dessa liga, é hora de corrigir essa falha e falar de uma liga muito forte e competitiva. Para começar, vamos ao país de Jaromír Jágr, Antonín Dvořák e da capital que seu nome fora de contexto tem um significado muito diferente em português.
Vamos falar sobre a ELH:
ELH – Repescagem para as quartas de final
A Extraliga ledního hokeje, ELH, é a principal liga de hóquei no gelo da Tchéquia. Nascida em 1993 após a separação da Tchecoslováquia, ela é o orgulho do hóquei no gelo nacional e casa para alguns times muito fortes. São 14 times que disputam 52 jogos durante a temporada regular, os quatro melhores se classificam para as quartas de final, o 13° colocado termina sua temporada com a temporada regular, o 14º joga a série de rebaixamento. O que acontece com os times entre quinto e 12º lugar? Eles disputam o Předkolo, que pode ser traduzido literalmente como rodada preliminar, ou seja, é uma repescagem.
As 52 rodadas da temporada regular já foram disputadas e esses foram os quatro melhores em ordem: Sparta Praha com 104 pontos, Mountfield HK com 91 pontos, Dynamo Pardubice com 88 pontos e Kometa Brno com 84 pontos. Esses times conquistaram o privilégio de assistir a repescagem do sofá enquanto descansavam e se preparavam para voltar com toda força nas quartas de final.
Já do outro lado da tabela o Ritíři Kladno da lenda máxima Jaromír Jágr chegou muito perto da vaga na repescagem, foi por um ponto apenas que ficou de fora. Pelo menos o Kladno não vai precisar jogar a série de rebaixamento e, em teoria, Jágr se aposentou finalmente como jogador. Vale reforçar o em teoria, já que ele anunciou meses atrás que essa seria sua última temporada, ao mesmo tempo que não anunciou oficialmente sua aposentadoria como jogador de hóquei. Vale lembrar que Jágr atualmente tem 20% das ações do Kladno e vai continuar envolvido pelo menos com a administração.
O HC Olomouc ficou lanterna da temporada regular e vai disputar o rebaixamento. A campanha de 14 vitórias no tempo comum, seis vitórias na prorrogação ou shootout, três derrotas na prorrogação ou shootout e 29 derrotas no tempo comum rendeu 57 pontos. Foi uma campanha fraca e não precisa de aprofundamento para entender o motivo do Olomouc jogar o rebaixamento nesta temporada.
Já falamos dos quatro melhores, do time que terminou a temporada mais cedo e de quem vai disputar o rebaixamento, falta os que disputaram a repescagem. As oito equipes se enfrentaram em séries melhor de cinco jogos, duas dessas séries terminaram em quatro jogos, as outras duas foram até o jogo número cinco. O HC Oceláři Třinec eliminou o HC VERVA Litvínov em quatro partidas competitivas, assim como o BK Mladá Boleslav fez contra o HC Škoda Plzeň, que devia aproveitar a eliminação para trocar o logo racista do time.
Na série entre HC Energie Karlovy Vary e HC VÍTKOVICE RIDERA (alguém deve ter esquecido o capslock ligado quando foi registrar o nome desse time) tivemos algo que só acontece na ELH. No jogo três da série o jogo terminou o terceiro período empatado, não teve gol na prorrogação e os times concordaram em disputar a vitória no shootout, o que só acontece se for de comum acordo entre as partes. O VÍTKOVICE venceu esse jogo, contudo foi o Karlovy Vary quem venceu a série em um número cinco muito dramático.
Já que mencionamos jogo cinco dramático, a última série de repescagem teve exatamente isso. Motor České Budějovice e Bílí Tygři Liberec foram se alternando na liderança da série entre os quatro primeiros jogos, o jogo derradeiro foi necessário já que não havia um vencedor definido. Os dois times marcaram um gol cada no primeiro período, o Bílí Tygři passou a frente no segundo período e conseguiu segurar a vantagem de 2 a 1 até o minuto final do terceiro período. Milan Gulaš foi o responsável pela jogada que mandou o jogo para a prorrogação, recebeu o disco no círculo esquerdo, driblou o defensor e bateu no canto aproveitando o tráfego. Os times jogaram a primeira prorrogação sem conseguir marcar um gol, voltaram para o segundo tempo extra e com menos de cinco minutos Milan Doudera achou o ângulo certo para enlouquecer a torcida em České Budějovice e classificar o Motor para as quartas de final.

Milan Doudera abraçando o xará Milan Klouček após a vitória no jogo 5 (Foto: Deník/ Petr Tibitanzl)
Após as repescagens, esses são os confrontos das quartas de final: Mountfield HK vs Mladá Boleslav, Sparta Praha vs HC Oceláři Třinec, Dynamo Pardubice vs Motor České Budějovice e Kometa Brno vs HC Energie Karlovy Vary. Um desses oito times vai ser campeão, apenas um dentre oito fortes candidatos.
DEL – Repescagens e Rebaixamento
E que tal deixarmos de lado o papo sobre repescagem e falar sobre o 1 Playoff-Runde, que é a repescagem da DEL? Foram disputadas duas séries melhor de três jogos, Straubing Tigers contra Löwen Frankfurt e Nürnberg Ice Tigers versus Schwenninger Wild Wings.
Entre Straubing e Frankfurt a série foi uma varrida, apesar dos dois jogos terem terminado com a diferença mínima no placar. Os Tigers abriram a disputa vencendo em casa por 2 a 1, o placar descreveu muito bem o que foi o jogo: uma partida superior do time da casa contra o visitante. O segundo jogo, no entanto, poderia ter terminado com uma diferença maior de gols. Zane McIntyre fez apenas 16 defesas para conseguir um shutout, os Tigers dominaram em todos os aspectos do jogo e venceram por 1 a 0 apenas. Passou quem jogou melhor e marcou os gols.
A outra repescagem foi muito mais equilibrada, até por esse motivo precisou dos três jogos possíveis para ser definida. A primeira partida foi 4 a 3 no placar para os Ice Tigers com todo equilíbrio possível. A segunda teve domínio dos Wild Wings que aproveitaram o embalo do jogo em casa e fizeram três a um no jogo, empatando a disputa. De volta a Nurembergue (Nürnberg em alemão), dessa vez os Ice Tigers conseguiram fazer o mando de gelo valer, pressionaram mais e conseguiram a vitória com um pouco mais de tranquilidade, 4 a 2 no placar.
O desenho das quartas na DEL ficou pronto, ERC Ingolstadt, o melhor time da temporada regular, enfrenta o Nürnbeg Ice Tigers. Eisbären Berlin tem o Straubing Tigers pela frente, Pinguins Bremerhaven enfrenta Kölner Haie. E no confronto dos multicampeões, Adler Mannheim disputa a série contra o Red Bull München. Esses times têm um caminho árduo pela frente, só um entre eles vai ser o Deutscher Meister no final da temporada.
E isso foi tudo sobre a DEL nessa edição… Exceto que não!
Lá na edição #1 falamos sobre a disputa para ser o pior da liga e ela foi até a rodada final da temporada regular. O Iserlohn Roosters escapou do rebaixamento esportivo por dois pontos apenas, terminou a temporada com 53 pontos e um grande alívio por não ficar na expectativa de ser rebaixado na prática, ou não. Düsseldorfer EG e Augsburger Panther terminaram suas campanhas com 51 pontos cada, o fator decisivo foram as vitórias no tempo normal e nesse quesito a vantagem foi de 12 para o Panther contra 11 do Düsseldorfer. Com isso, a lanterna da DEL e rebaixamento esportivo, teórico e moral ficou com o time de Düsseldorf.
O que isso significa no final das contas? Depende dos resultados na DEL2. A segunda divisão nesse momento se encontra também na pós-temporada, o time campeão tem o direito de pedir a vaga na DEL, a vaga não é garantida automaticamente. Somente se o campeão da DEL2 se encaixar nos padrões da DEL que ele poderá ser aprovado na liga e subir de divisão, o que no caso significaria o rebaixamento na prática do Düsseldorfer EG. A questão é que dos oito times que estão nas quartas de final da DEL2, Kassel Huskies, Dresdner Eislöwen, Krefeld Pinguine, Starbulls Rosenheim e Landshut E.V. já têm pré-aprovação na DEL. Para um desses cinco times confirmar o acesso a DEL após o possível título da DEL2 basta uma ligação e pagar a taxa de 800 mil euros, o que qualquer um deles está pronto para fazer.
O destino do Düsseldorfer não está definido ainda, mas fica uma escancarada vergonha para a administração independente do resultado final. Agora o que Düsseldorfer pode fazer é torcer para que um dos times entre EHC Freiburg, Ravensburg Towerstars ou Blue Devils Weiden vença a DEL2. E mesmo assim, se um desses times vencer a segunda divisão ainda há chance dele conseguir aprovação na DEL.
SHL – Mais repescagens
Adivinha o que teve na principal liga de hóquei da Suécia? Isso mesmo, mais uma fase de repescagem!
Na SHL teve Malmö IF, décimo colocado na temporada regular, contra Rögle BK, que foi o sétimo colocado na temporada regular. Essa foi uma série curta que começou com um ótimo jogo em Malmö, os donos da casa saíram na frente e o Rögle pressionou para empatar, e depois continuou pressionando. Apesar de boas chances dos dois times, especialmente para o Rögle, ninguém mais marcou até o fim do terceiro período e o jogo foi para a prorrogação. Henrik Haapala fechou o jogo número um com o gol vitorioso para o Malmö, 2 a 1 no placar final do jogo.
Na segunda partida da série o Malmö dominou o placar do jogo, foram três gols no primeiro período em onze minutos. O Rögle tentou, a torcida incentivou, porém não abalaram o goleiro do time visitante. Daniel Marmenlind terminou com 25 defesas e o shutout no jogo, o Malmö conseguiu varrer sua repescagem para as quartas de final.
A outra série foi entre o oitavo contra o nono colocado na temporada regular, respectivamente Växjö Lakers e Örebro. O jogo um foi disputado na casa do Örebro e pode ser resumido em um termo simples: incrível. O Örebro abriu o placar, Väjxö empatou e virou, teve outro empate, os Lakers passaram novamente na frente e no finalzinho do terceiro período o Örebro conseguiu empatar em 3 a 3 e a partida precisou de uma prorrogação para ser definida. Com quase dez minutos jogados, Félix Robert entrou na zona ofensiva desmarcado, dominou o disco e avançou em velocidade se movendo para tirar do goleiro e dar a vitória aos Lakers.

O Växjö Lakers abriu a repescagem vencendo fora de casa (Foto: Växjö Lakers)
O segundo jogo foi em Växjö e o Örebro dominou o time da casa durante os sessenta minutos de jogo. O placar 4 a 1 para o Örebro não apenas foi justo, como poderia ter sido até mais elástico, e fez com que a série precisasse de um jogo número três para se definir.
O jogo decisivo também foi em Växjö e dessa vez a balança pendeu totalmente para o lado dos Lakers. Foi o oposto do segundo jogo, os donos da casa saíram na frente, marcaram mais duas vezes e saíram com a vitória e a classificação para as quartas de final. Emil Larmi, goleiro do Växjö, precisou apenas de 17 defesas para fazer o shutout.
A próxima etapa é as quartas de final. Brynäs IF será o adversário do Malmö, já o Luleå enfrenta o Växjö Lakers. As outras séries são Frölunda HC vs Timrå IK, Färjestad BK contra Skellefteå AIK. Daqui para a frente são séries melhor de sete jogos até a final e quem for o melhor no geral será campeão sueco.
Extraliga Eslovaca – Repescagem também
Voltamos para a parte central da Europa para falar sobre uma das diversas ligas do continente, essa é uma das ligas que fica ali pelo terceiro ou quarto nível de força. A Extraliga da Eslováquia começou após o divórcio de Eslováquia e Tchéquia em 1993, assim como a ELH. Vale explicar o uso da expressão Extraliga Eslovaca: Extraliga é basicamente o nome mais comum de liga esportiva na Europa, tem em vários país e em esportes diferentes, praticamente todo mundo tem uma Extraliga para chamar de sua. A Extraliga eslovaca de hóquei tem o nome Patrocinador + Extraliga, nada contra naming rights, no entanto a empresa patrocinadora é uma casa de apostas e por isso é melhor chamar de Extraliga eslovaca, ou da Eslováquia.
Atualmente são 12 times que jogam entre si em 54 jogos na temporada regular, os seis melhores vão para as quartas de final e as duas vagas restantes são definidas em… Preciso dizer? Sétimo colocado contra décimo colocado, oitavo contra nono, no caso da Extraliga são disputadas séries melhor de cinco jogos nesta fase de… REPESCAGEM!
A disputa entre o décimo contra sétimo lugar foi entre HC Slovan Bratislava e HKM Zvolen. Tudo começou em Bratislava e o Zvolen foi na casa do adversário jogar lenha na fogueira, logo no primeiro jogo o time visitante dominou e venceu. Para o Slovan a segunda partida foi o primeiro passo de um roteiro de redenção rápida, não apenas jogou muito bem, como conseguiu golear e fazer uma média com sua torcida vencendo por 5 a 2.
Entretanto, o Zvolen devolveu a goleada com uma goleada, no primeiro jogo em casa foi 5 a 2 para o HKM. O jogo quatro também foi disputado em Zvolen e começou com domínio do HKM, os donos da casa marcaram três gols e seguraram o Slovan por dois períodos. Na etapa final o time de Bratislava marcou duas vezes e pressionou até o último segundo, sem sucesso a temporada do Slovan terminou ali. HKM Zvolen 3 a 1 na série e se qualificou para enfrentar o HK Spišská Nová Ves nas quartas de final.
A outra repescagem foi entre HK Dukla Trenčín, oitavo colocado na temporada regular, contra HK Dukla Ingema Michalovce, nono lugar. Os dois primeiros jogos foram disputados em Trenčín, um foi para o Dukla, outro para o outro Dukla. Mais especificamente falando, o HK Dukla Trenčín venceu o jogo um, o HK Dukla Ingema Michalovce venceu o outro. Já o jogo três foi em Michalovce e o Trenčín devolveu a derrota em casa no jogo dois para voltar a frente na série e ter a chance de fechar no jogo quatro.
E o que aconteceu no jogo quatro? Placar de 5 a 0 para o Dukla… Michalovce. O time da casa marcou cinco gols em 28 disparos, 28 foi também o número de disparos que Julian Henri Miguel Junca (esse sim é um nome apropriado) teve que defender para conseguir o shutout. A vitória do Dukla sobre o Dukla empatou a série em duas vitórias para o Dukla contra duas vitórias para o Dukla, o que significava algo simples: jogo cinco, na casa do Dukla!

Dukla Trenčín e Dukla Michalovce disputaram uma repescagem emocionante (Foto: Dukla Michalovce)
O Dukla Trenčín foi melhor no jogo cinco, disputado em sua casa, mas não por muito. Começou com um gol do Dukla, depois um empate do Dukla… Não vamos repetir essa piada, Trenčín saiu na frente, Michalovce empatou, Trenčín voltou a frente, Michalovce empatou novamente e Trenčín assumiu a liderança mais uma vez. O Dukla Michalovce tentou empatar pela terceira vez, porém o gol com rede vazia do Trenčín nos segundos finais tirou as esperanças do time visitante. Com a vitória na série, o Dukla Trenčín disputa as quartas de final contra o HC Košice, que foi o segundo melhor na temporada regular.
E depois da repescagem, além das séries já mencionadas, as quartas de final da Extraliga Eslovaca tem: HK Nitra (terceiro lugar) versus HK Poprad (sexto) e Vlci Žilina (quinto) versus HK Banská Bystrica. Agora é melhor de sete jogos onde sonhos e realidades vão se chocar na liga eslovaca.
Por que o New York Rangers fracassou em 2024-25?
26 de abril de 2025Do Velho Mundo 2024-25 #3 – ZSC Lions conquista a Europa
12 de março de 2025
Leave a reply Cancelar resposta
Mais novidades
-
A relação do hóquei com a cultura pop
16 de janeiro de 2025 -
Compradores e vendedores (e aqueles no talvez) na deadline
5 de março de 2025 -
Crosby e Ovechkin: como dois calouros salvaram a NHL
17 de abril de 2025
Sobre o Tic-Tac-Gol!
O portal Tic-Tac-Gol! foi criado em 2022, com o intuito de trazer as últimas informações sobre as melhores ligas de hóquei de um jeito inclusivo, dinâmico, fluido e divertido,
assim como disseminar sobre o esporte para o público brasileiro.
O podcast Tic-Tac-Gol! surgiu em 2021, antes do portal que temos hoje, e foi o primeiro podcast sobre o esporte feito apenas por mulheres! Ao longo desses anos, o Tic-Tac-Gol! passou por várias mudanças e caminha para se tornar um dos principais portais sobre hóquei no Brasil. Após a transformação do podcast em um portal efetivamente, passamos por várias reformulações, novos integrantes chegaram, e em contrapartida outros deixaram o projeto, sempre deixando contribuições valiosas para o portal ter chegado onde está hoje.