Oilers x Kings Pacífica

Chegamos ao fim de 2024. Com o terceiro mês da temporada se encerrando, praticamente metade da temporada regular já passou. Na Divisão Pacífica, o Vegas Golden Knights segue líder, com 47 pontos em 33 jogos, seguido por Edmonton Oilers,  com 44 pontos, e Los Angeles Kings com 43. Vancouver Canucks e Calgary Flames, com 39, brigam pelo quarto lugar. Sem surpresas, o San Jose Sharks segue na lanterna com 28 pontos. Vamos agora ao nosso recap do que rolou de mais interessante neste mês na Pacífica.

Família Gaudreau volta à Calgary

Logo no começo do mês tivemos um momento bem emocionante. O Calgary Flames recebeu o Columbus Blue Jackets e a partida contou com a presença ilustre da Família Gaudreau. Os pais e irmãs de Johnny Hockey: Guy, Jane, Kristen e Kate Gaudreau, junto com Meredith Gaudreau e os filhos de John, Noa e Johnny assistiram o jogo, participaram de homenagens antes da partida e também da entrega de itens e doações feitas com os objetos deixados no memorial feito pelos fãs. Também participaram das homenagens membros do front office do Flames, o GM Craig Conroy, Jarome Iginla e a lenda do Flames, Lanny McDonald.

Família Gaudreau

(Foto: Sergei Belski/Sergei Belski-Imagn Images)

É natal, é natal, época de…………… estatísticas diferentes? 

2024 está chegando ao fim e nada mais interessante para passar as festas lendo informações, digamos, diferentes. Para começar, vamos com o San Jose Sharks, que teve até o momento 24 situações de jogo onde o time trocou o goleiro por mais um jogador de linha, o famoso empty net e o mais bizarro é que um dos piores times da liga tem saldo positivo nessas situações, com 11 gols marcados e sete sofridos.

Já o Calgary Flames é o time que mais passa tempo empatado na liga, com média de 26 minutos e 10 segundos. O já citado Sharks é o time que menos tempo fica na frente do placar, com singelos 13 minutos e 21 segundos e também é o time que mais fica atrás do placar, com 26 minutos e 3 segundos de média.

O Vegas Golden Knights é um dos times que mais venceu jogos de virada, com 13 pelejas no total. 

Mais uma do Sharks: é o time que mais sofre gols logo após marcar, levando nove tentos até agora na temporada (usa-se como referência os dois minutos seguintes após a equipe marcar o gol). O Los Angeles Kings é o time que mais demora para sofrer gols nessa janela: foram apenas dois sofridos com tempo médio de um minuto e 37 segundos.

Como o Sharks gosta de fazer seus torcedores sofrerem, também é o time que mais perdeu posses no ataque (turnover) com 230 vezes. Curioso é que os times que menos perderam posses no ataque foram o Anaheim Ducks e o Los Angeles Kings com 150.

Falando em individualidades, a dupla mais mortal da liga até agora (onde cada jogador da dupla contribui com gol ou assistência de um para o outro) é Leon Draisatl e Connor McDavid, com 13 gols e também lideram em pontos totais com 36. Draisatl também é o líder da liga em gols decisivos (aqueles que são feitos na seguintes situações: Gol da vitória na prorrogação, gol da vitória no tempo normal, gols feitos nos últimos três minutos do jogo, gol de empate, gol de empate nos últimos três minutos) com 7 gols no total, sendo quatro marcados em prorrogações.

Como os técnicos também são gente, cita-se Ryan Huska, que até agora lidera a temporada em desafios vencidos, com sete no total.

As performances entre os times

Uma palavra de conforto para os fãs dos Oilers: pela 17° vez, Connor McDavid registra uma sequência de dez jogos pontuando. São dezessete vezes que a estrela dos Oilers registra esse feito — ficando atrás apenas de Wayne Gretzky (31 vezes). 

Ele é também o terceiro maior jogador com 100 ou mais assistências na história da NHL, seguindo Wayne Gretzky (10 vezes; 148) e Mario Lemieux (3 vezes; 118), como ultrapassou Bobby Orr (uma vez; 102). 

Connor Mcdavid Pacífica

(Foto: Perry Nelson/USA TODAY Sports)

Uma palavra de desconforto: os Knights e os Oilers continuam páreo a páreo este ano também, assim como em todos os últimos anos. 

Além dos jogos de virada, Vegas enumera um feito bem importante. Até então, 28 de dezembro, os Golden Knights são o único time tanto na Conferência Oeste quanto na Divisão Pacífica que ainda registra derrotas em apenas um dígito (8). Seus próximos sete jogos são contra franquias em séries de derrotas. 

Entre os 16 melhores times, a Divisão Pacífica contém cinco na corrida dos playoffs. Tudo isso para falar que já estamos na metade do ano e o campeonato se desenha, ali, de cantinho, mas ainda temos algumas histórias interessantes para acompanhar no percurso até lá. 

Os Oilers têm mantido recordes interessantes: sete vitórias e uma derrota contra Anaheim, San Jose e Seattle. Eles também estão dominando com continuidade: sete vitórias consecutivas contra os Ducks, seis contra o Kraken e quatro contra os Sharks. Do outro lado de Alberta, os Flames devem virar iniciar o novo ano com a melhor porcentagem de vitórias entre os times que não estão realmente competindo para o campeonato — o que pode ser esperançoso, para alguns.

Este texto integra os resumos mensais do Tic-Tac-Gol!, fruto da colaboração entre Ana Lima e Lucas Mendes. Para explorar os conteúdos da Divisão Pacífica e outras divisões, acesse o link.

Leave a reply