Por que esse nome? (Edição NCAA)

0
20

Você já se perguntou qual é a origem dos nomes dos times universitários da NCAA? Juntamos alguns dos times mais famosos e suas origens. 

Muitos dos nomes têm histórias ligadas ao próprio estado onde a universidade se situa. Na maioria das vezes os nomes já foram escolhidos há algum tempo, mas existem universidades que ainda discutem mudanças ou trocas de nomes.

Essas denominações são extremamente importantes para os departamentos atléticos de cada uma dessas universidades, e são uma forma de identificação entre os times, estudantes e público geral.

 

Universidade de Boston (Terriers)

O boston terrier, uma raça de cachorro, é um dos simbolos da cidade de Boston há muito tempo. Em uma votação entre os estudantes da universidade em Novembro de 1922, a maioria decidiu adotar o Boston Terrier como o mascote oficial deles. O outro candidato era um Alce. 

Tim Ward, que trabalhava em um jornal de Boston foi a pessoa que sugeriu o animal.

 

Nome

(Reprodução: Site/CNN)

 

“O Boston terrier pode ser pequeno, mas é marcado por características impressionantes – a coragem e a determinação do bulldog, e a velocidade, a agressividade e o empreendimento que distinguem a raça terrier e, acima de tudo, a lealdade”. – BU News, 1922.

Existem várias controvérsias quanto ao nome do mascote, sendo ele nomeado “Rhett” em 2003. Este nome é uma referência a um personagem do  filme “E o vento levou” que tem atitudes racistas, escravistas e machistas. O nome vem da frase que o personagem de mesmo nome falou “Ninguém ama mais escarlate que Rhett”, escarlate e branco sendo as cores da Universidade. A consideração de trocar o nome do mascote é um dos assuntos ainda muito discutidos por BU.

 

Boston College (Eagles)

Após uma competição de atletismo, um jornalista retratou os corredores de BC como gatos de rua em uma charge. Isso levou a um dos ex-alunos da escola, Rev. Edward J. McLaughlin, sugerir que a escola escolhesse oficialmente um mascote para acabar com charges como estas. Assim, o mesmo sugeriu o uso de uma águia.

 

(Reprodução: Site/Hockey East)

“Por que não selecionar – a Águia, símbolo de majestade, poder e liberdade. Seu habitat natural são os lugares altos. Certamente, The Heights foi feito sob encomenda para tal sugestão “. – escreveu o mesmo na carta.

Desde aquele momento, a águia seguiu como mascote, tendo o nome de Baldwin, e símbolo oficial de Boston College. 

 

Universidade de Minnesota (Golden Gophers)

Em 1858, Minnesota se tornou oficialmente um estado. Com diversas controvérsias políticas nesse processo e um gasto estridente para a criação de ferrovias, um cartunista fez um cartoon com diversos personagens, parte humano e parte esquilo, representando os políticos. 

 

Minnesota Golden Gophers nome

(Reprodução: Site/ Minnesota Golden Gophers Athletics)

 

O nome se transformou símbolo da universidade somente em 1934. O jornalista Halsey Hall chamou o time de futebol americano de “Esquilos Dourados” (Golden Gophers), pois se referia às cores dos uniformes totalmente dourados. 

 

Universidade de Wisconsin (Badgers)

Assim como Minnesota, o nome da Universidade de Wisconsin é relacionado ao apelido do estado onde está situada. O chamado “estado do texugo” (Badger State), se relaciona aos moradores que se mudaram para Wisconsin para lutar contra o inverno. Para sobreviver, eles tiveram que criar estratégias muito similares com as ações de um texugo, como a criação de túneis. Assim, o animal virou símbolo do estado oficialmente em 1957.

Bucky Badger nome

(Reprodução: Foto/ David StLuka)

O primeiro uso datado do nome referente aos Badgers foi em um jornal em 15 de Agosto de 1896. O mascote foi adotado pela universidade em 1889.

 

Universidade do Estado De Michigan (Spartans)

Após a mudança de nome para MSU, a universidade tinha o apelido de “Michigan Staters” após uma competição. Mas, uma pessoa não satisfeita com o nome decidiu ver se esta competição de nomes ainda estava aberta – e ela estava. Assim surgiu o nome Espartanos “Spartans”. Infelizmente, durante as consultas populares de sugestões, a pessoa que sugeriu este nome virou um mistério.

 

Universidade de Quinnipiac (Bobcats)

Quinnipiac tem um dos nomes decididos mais recentemente em comparação às outras universidades. A vencedora do último Frozen Four recebeu o nome de “Linces” (Bobcats) após a mudança do nome anterior: “Bravos” (Braves). 

A mudança do nome ocorreu em 2002, e foi uma das muitas reformas que vêm sendo feitas no departamento de atletismo da universidade desde então. Quinnipiac pretende se colocar entre as melhores faculdades para atletas. 

O Lince representa o perigo, a determinação e a força do time de Connecticut.

 

Universidade do Estado de Ohio (Buckeyes)

Ohio é um estado conhecido por suas árvores com o nome Buckeye. Estas árvores são conhecidas pelas suas nozes e sua aparência. De acordo com o folclore estadunidense, carregar uma das suas sementes traz boa sorte. 

Por ser a árvore símbolo do estado, a universidade decidiu adotar o nome em 1950.

 

(Reprodução: Site/The Columbus Dispatch)

 

Universidade de Michigan (Wolverines)

A decisão de adotar o nome Wolverine (“glutão” ou “carcaju” no português) é datado desde 1861. Mas o porquê deste animal ter sido escolhido para representar a faculdade ainda é um grande mistério. 

Uma das teorias é a de que havia grande presença do animal em Michigan tempos atrás. A teoria se torna difícil de se acreditar, pois o animal foi visto pela primeira vez no estado somente em 2004.

Fielding H. Yost, histórico técnico de futebol americano que daria nome ao rinque onde o time de hóquei atualmente joga, tinha a sua própria teoria também. Ele acreditava que o nome se referia a uma estação onde peles destes animais eram usadas como moeda de troca.

Além disso, uma das teorias mais pertinentes é sobre a Guerra de Toledo, uma guerra que aconteceu sobre as fronteiras entre Michigan e Ohio. E assim, é acreditado que os próprios nativos de Michigan se autodeclararam “Wolverines” ou que os nativos de Ohio os nomearam assim.



Leave a reply