Previsões para o Hart Trophy: Quem será o jogador mais valioso?

0
96

O prêmio Hart Memorial Trophy é dado anualmente ao jogador considerado o mais valioso para o seu time. Ele é votado pelos membros da Associação de Escritores de Hóquei Profissional (PHWA).

Embora não existam critérios numéricos para a escolha do prêmio, está subentendido que o jogador precisa ser fundamental para o desempenho do seu time ao longo da temporada regular, por exemplo tendo impacto essencial para garantir uma boa posição na classificação da liga. É esperado uma consistência do jogador durante os 82 jogos, mantendo um alto nível em suas performances e sendo capaz de mudar o rumo de uma partida.

Chegando ao terceiro mês da temporada 2024/2025, alguns nomes começaram a se destacar para o Hart. Em matéria publicada no site da ESPN norte-americana sobre os favoritos para cada prêmio entregue ao final da temporada, os jornalistas mencionaram Kirill Kaprizov (Minnesota Wild), Martin Necas (Carolina Hurricanes) e Jack Eichel (Vegas Golden Knights) como possíveis finalistas do troféu. Participando da conversa ainda, temos nomes como Nathan MacKinnon (Colorado Avalanche), Connor McDavid (Edmonton Oilers) e o goleiro do Winnipeg Jets, Connor Hellebuyck.

Kirill Kaprizov

Foto: Créditos Bruce Fedyck – USA TODAY Sports

No presente momento o favorito ao prêmio é Kirill Kaprizov. Como especificado pelas análises da ESPN, o russo tem sido o melhor pontuador com igualdade numérica da liga, não dependendo exclusivamente do power play para marcar.Minnesota tem uma média de 3,7 gols a cada 60 minutos em cinco contra cinco com ele no gelo, sofrendo apenas 1,7 gols.

O vencedor do Calder em 2021 teve um começo de temporada sensacional e vem mantendo o ritmo. Kaprizov vem sendo o principal responsável pela atuação surpreendente do Wild em 2024-2025, atual segundo colocado na conferência oeste.

O ala esquerdo tem 22 gols e 27 assistências, além de ter precisado do menor número de jogos (25) para atingir 40 pontos em uma temporada na história do time. O jogador está a 19 pontos de distância de Matt Boldy, o segundo maior pontuador do Wild. Mesmo com a ausência do companheiro de linha Mats Zuccarello por alguns jogos, Kaprizov conseguiu sustentar a regularidade do time.

Martin Necas

Foto: Julia Nikhinson / AP

Outro jogador que vem tendo uma atuação formidável, talvez sendo a maior surpresa na discussão para o Hart, é Martin Necas. O jogador lidera o time em pontos nesta temporada, com 14 gols e 30 assistências, 10 pontos à frente do segundo pontuador.

Os principais nomes associados ao desempenho dos Canes vinham sendo Sebastian Aho e Andrei Svechnikov, enquanto Necas era visto como um prospecto que parecia não ter atingido seu potencial máximo. Todavia, isso mudou com a temporada 2024-2025. O jogador era um agente livre restrito e para evitar a arbitragem, assinou contrato de dois anos no valor de US$13 milhões.

O central vem demonstrando uma eficiência diferenciada, ditando as principais jogadas dos Hurricanes, o que inclui cinco gols de vitória. O melhor desempenho da carreira de Necas foram 28 gols na temporada de 2022-2023, e muito antes da metade da atual temporada, ele já marcou metade desse número. Além disso, ele se tornou o jogador mais rápido a conseguir 40 pontos na história do time em uma temporada.

O ano de 2024/2025 parece ser o ponto de virada na carreira do jogador que no verão conquistou o Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo da IIHF, com a seleção da República Tcheca.

Jack Eichel

Foto: Bob Frid – USA TODAY Sports

Por anos, muitos pensaram que Jack Eichel era somente uma sombra de Connor McDavid, resumido a segunda escolha do draft de 2015. Entretanto, após frustrantes temporadas no Buffalo Sabres, o jogador assinou com o Vegas Golden Knights.

Com a mudança, Eichel estava consciente de que talvez não atingisse o status de liderança que possuía no seu antigo time. Porém, o jogador seria parte de um elenco campeão, o que foi consolidado com o título da Stanley Cup em 2023.

O rendimento de Eichel com Vegas sempre foi consistente. Contudo, na presente temporada, o americano parece ter encontrado o seu melhor hóquei. O jogador está prestes a superar seu recorde de 82 pontos, com 42 marcados em 31 jogos na atual temporada (média de 1,35 por jogo), existindo uma lacuna entre o jogador e seu companheiro de linha, Ivan Barbashev, de 12 pontos. Os Golden Knights possuem média de 4,36 gols a cada 60 minutos com Eichel no gelo, sofrendo somente 2,47 gols. Em 2024/2025, o jogador também precisou do menor número de jogos (194) para chegar aos 200 pontos com a franquia. Uma de suas principais habilidades é carregar o disco da zona neutra, usando sua força e equilíbrio para superar os defensores. Além disso, Eichel é o principal participante do penalty kill de Vegas.

Nathan MacKinnon

O último vencedor do Hart, Nathan MacKinnon, lidera a liga em pontos (55) e foi o primeiro a atingir a marca de 50 na temporada. Ele se tornou o quarto jogador na história do Colorado a anotar 10 temporadas consecutivas de 50 pontos.

Entretanto, a irregularidade do Avalanche, que é somente o quarto colocado na divisão central, parece ser o único desafio de MacKinnon na busca de seu segundo Hart. A classificação para os playoffs pode não ser considerada um requisito objetivo para o prêmio, mas é consenso que o MVP precisa jogar a pós-temporada para ser um dos finalistas.

Connor McDavid & Leon Draisaitl

Foto: Perry Nelson – USA TODAY Sports

O nome de Connor McDavid sempre será considerado para prêmios individuais, especialmente por ele ter vencido previamente o Hart em três ocasiões. No entanto, hoje ele aparece somente em sexto na lista de pontuadores da temporada, com 48 pontos.

Uma lesão no começo da temporada e um desempenho errático dos Oilers contribuíram para o que pode ser vista como uma performance mais regular da estrela. Não obstante, McDavid atingiu a marca de 1.000 pontos em 659 jogos no dia 25 de novembro, tornando-se o quarto jogador mais rápido a alcançar o número. Portanto, é inegável que ele ditará o rumo de Edmonton na pós-temporada.

Seu companheiro de time, Leon Draisaitl, vencedor do Hart em 2020, se tornou o primeiro artilheiro a chegar em 20 gols na atual temporada, além de ser o segundo colocado em pontos, com 51. Na última semana, ele ainda chegou aos 900 pontos, sendo o quarto jogador em atividade mais rápido a atingir o feito e o primeiro da classe do Draft da NHL de 2014. O alemão pode ser um dos finalistas do prêmio nos próximos meses, se continuar liderando os Oilers ao lado de McDavid.

Nikita Kucherov

Estranhamente, Nikita Kucherov (Tampa Bay Lightning) que vem tendo uma temporada tão forte quanto a passada, quando foi o vencedor do Troféu Art Ross e finalista do Hart, está sendo ignorado. Contudo, isso deve mudar no futuro se ele continuar entregando performances de cinco a seis pontos por jogo, como fez, em recente vitória contra o Calgary Flames por 8-3 (em 12/12/24). Em quarto lugar na lista de pontos da liga, Kucherov tem 14 gols e 35 assistências.

Connor Hellebuyck

Foto: Winnipeg Jets/X

Não existe uma regra oficial que restringe a escolha de jogadores de uma posição específica para premiar o Hart. Porém, na prática, os atacantes tendem a receber o troféu, considerando que geralmente são os principais responsáveis pelos gols e assistências do seu time.

Justamente por esse cenário, é válido ressaltar a importância do goleiro do Winnipeg Jets, Connor Hellebuyck. Inevitavelmente, ele está liderando os votos para mais uma vitória do Vezina. Mas, se o Hart é entregue para o jogador mais valioso do time, por que ele também não pode ganhar esse prêmio?

O norte-americano foi um dos principais responsáveis pela sequência de oito vitórias do time entre 09 e 26 de outubro de 2024. Além disso, Hellebuyck possui o maior percentual de defesas da liga com 92.7% e, consequentemente, o menor índice de gols sofridos com GAA de 2.07%.

Leave a reply