Frozen Four

Tudo sobre o Frozen Four de hóquei feminino 2024: o que você precisa saber sobre os times que vão competir

0
8

O Frozen Four é um dos campeonatos mais esperados no mundo do hóquei universitário. Nele, temos a decisão do grande campeão nacional da NCAA. Neste ano, após as semifinais e finais regionais, quatro times se destacaram e estarão competindo pelo grande troféu. Estes são: Clarkson Golden Knights (Universidade Clarkson), Colgate Raiders (Universidade Colgate), Ohio State Buckeyes (Universidade do Estado de Ohio) e os Wisconsin Badgers (Universidade de Wisconsin).

Não podemos dizer que foi uma grande surpresa serem estes os quatro finalistas. Todas as universidades tiveram temporadas admiráveis e sempre estavam no topo dos rankings de analistas referentes aos melhores times.

Ambas as finais e semifinais prometem trazer uma disputa acirrada ao rinque. 

 

Clarkson Frozen Four

(Foto: Reprodução/Clarkson Athletics)

Clarkson University Golden Knights

Os Golden Knights tiveram um recorde de 33-4-2, sendo na conferência em que jogam, ECAC hockey, 18-3-1. Para garantir o ticket para o frozen four, eles ganharam das Minnesota Golden Gophers (Universidade de Minnesota) por 3-2. O jogo foi uma grande reviravolta porque o time terminou o primeiro período perdendo e levou quatro prorrogações até o “gol de ouro”.

O time tem a maior porcentagem de penalty kill da liga. Além disso, Clarkson tem a maior quantidade de gols por defensores, seguido muito de perto por Colgate – possível rival na final.

Essa será a décima primeira participação da universidade no Frozen Four. Eles já levantaram o troféu três vezes.

 

Alguns dos destaques da universidade: 

  • Nicole Gosling e Haley Winn lideram o time em pontos (39). Além disso, Winn tem a maior quantidade de gols no time (29).
  • A goleira Michelle Pasiechnyk é uma das favoritas a melhor goleira do ano.

 

OSU Frozen Four

(Foto: Reprodução/Ohio State Athletics)

Ohio State University Buckeyes 

Os Buckeyes, atualmente, tem uma das melhores chances no campeonato. Elas tiveram uma temporada impressionante com 33 vitórias e somente 4 derrotas. Isso se mostra muito bem ao serem o time com o melhor ataque do país, fazendo, em média, 5.26 gols por jogo.

Para entrar no Frozen Four, Ohio State teve que enfrentar o time de Minnesota – Duluth, onde ganharam em um grande placar de 9-0, um shutout.

Essa é a quinta aparição do time entre os quatro finalistas, quarta seguida. Eles já venceram o campeonato em 2022, por 3-2, contra o Minnesota – Duluth. 

O time é muito sólido e tem mais de 14 jogadoras com mais de 20 pontos.

Nadine Muzerall, a técnica, é muito experiente e foi uma das principais razões da tão vitoriosa jornada que Ohio State vem fazendo nos últimos anos. 

 

Alguns destaques do time:

  • Raygan Kirk, goleira, tem a maior quantidade de shutouts na temporada (9), seguida por 
  • Michelle Pasiechnyk (Clarkson) com 8. Ela é a goleira com a menor porcentagem de gols recebidos.

 

colgate frozen four

(Foto: Quinn Schmidt/Colgate Athletics)

Colgate University Raiders

Os Raiders tiveram um recorde de 32-6-1, sendo uma das melhores campanhas já feitas pelo time. Atualmente, estão em uma sequência de seis jogos vencidos, não perdendo um jogo desde 16 de Fevereiro (1-3 contra os Yale Bulldogs).

O time lidera a liga em gols no power play (46), 8 a mais que o segundo colocado, St. Lawrence. E assim, tem a segunda melhor porcentagem de powerplay, somente atrás dos Minnesota Golden Gophers.

Para chegar ao Frozen Four, eles enfrentaram os seus rivais da Ivy League, Cornell. Os Raiders venceram por 3-1. 

Essa é somente a segunda vez que o time conseguiu participar de um Frozen Four. A primeira vez foi em 2018, onde perderam na final para Clarkson.

 

Alguns destaques do time:

  • Danielle Serdachny é uma das grandes promessas do time ofensivamente. Ela ficou no top 10 de finalistas ao troféu Patty Kaz, oferecido à melhor jogadora feminina na NCAA. Ela lidera o time em pontos (61).
  • Kristýna Kaltounková não está muito longe com os seus 56 pontos, sendo 30 de assistências e 26 em gols.

 

Wisconsin

(Foto: David Stluka/Wisconsin Athletics)

University of Wisconsin Badgers 

São as atuais campeãs ao conseguiram vencer de Ohio State no ano passado. O histórico time de Wisconsin tem um recorde de 34-5-0 nessa temporada e, como Colgate, tem uma sequência de seis vitórias. Os Badgers vão para o seu décimo quinto Frozen Four, empatado com a grande rival Minnesota em maior aparição na competição.

Wisconsin lidera a liga em gols com 202, acima de Ohio State com 196. Além disso, o time tem 5 jogadores no top 5 de jogadoras com maior quantidade de assistências por jogo.

Para entrar na competição, o time enfrentou St. Lawrence, vencendo por 4-0. Além disso, eles ganharam a conferência WCHA contra Ohio State 

 

Alguns destaques do time:

  • Laila Edwards é uma das promessas do esporte. Ela foi a primeira mulher negra a jogar pela seleção estadunidense de hóquei feminino., fato que aconteceu esse ano. Além de Laila, a sua irmã, Chayla, também joga pelo time.
  • Kirsten Simms foi nomeada como a jogadora do ano da WCHA e é uma das três finalistas ao troféu Patty Kaz. Ela é a líder do time em pontos (74).
  • Além dela, a sua parceira de linha Casey O’Brien também está indicada a ele. Ela lidera o time em gols (48).

 

Os jogos começarão no dia 22 de fevereiro, iniciando com as semifinais entre Clarkson e Ohio State às 17h (horário de Brasília), e depois, às 20:30, Colgate e Wisconsin. No dia seguinte, 24 de fevereiro, às 17h, as ganhadoras dos dois jogos se enfrentarão na disputa pelo troféu.

Os jogos aconteceram em Durham, New Hampshire, na Whittemore Center Arena.



Leave a reply