
(Foto: Reprodução/@BadgerWHockey)
Tudo sobre o Frozen Four de hóquei feminino 2024: o que você precisa saber sobre os times que vão competir
O Frozen Four é um dos campeonatos mais esperados no mundo do hóquei universitário. Nele, temos a decisão do grande campeão nacional da NCAA. Neste ano, após as semifinais e finais regionais, quatro times se destacaram e estarão competindo pelo grande troféu. Estes são: Clarkson Golden Knights (Universidade Clarkson), Colgate Raiders (Universidade Colgate), Ohio State Buckeyes (Universidade do Estado de Ohio) e os Wisconsin Badgers (Universidade de Wisconsin).
Não podemos dizer que foi uma grande surpresa serem estes os quatro finalistas. Todas as universidades tiveram temporadas admiráveis e sempre estavam no topo dos rankings de analistas referentes aos melhores times.
Ambas as finais e semifinais prometem trazer uma disputa acirrada ao rinque.

(Foto: Reprodução/Clarkson Athletics)
Clarkson University Golden Knights
Os Golden Knights tiveram um recorde de 33-4-2, sendo na conferência em que jogam, ECAC hockey, 18-3-1. Para garantir o ticket para o frozen four, eles ganharam das Minnesota Golden Gophers (Universidade de Minnesota) por 3-2. O jogo foi uma grande reviravolta porque o time terminou o primeiro período perdendo e levou quatro prorrogações até o “gol de ouro”.
O time tem a maior porcentagem de penalty kill da liga. Além disso, Clarkson tem a maior quantidade de gols por defensores, seguido muito de perto por Colgate – possível rival na final.
Essa será a décima primeira participação da universidade no Frozen Four. Eles já levantaram o troféu três vezes.
Alguns dos destaques da universidade:
- Nicole Gosling e Haley Winn lideram o time em pontos (39). Além disso, Winn tem a maior quantidade de gols no time (29).
- A goleira Michelle Pasiechnyk é uma das favoritas a melhor goleira do ano.

(Foto: Reprodução/Ohio State Athletics)
Ohio State University Buckeyes
Os Buckeyes, atualmente, tem uma das melhores chances no campeonato. Elas tiveram uma temporada impressionante com 33 vitórias e somente 4 derrotas. Isso se mostra muito bem ao serem o time com o melhor ataque do país, fazendo, em média, 5.26 gols por jogo.
Para entrar no Frozen Four, Ohio State teve que enfrentar o time de Minnesota – Duluth, onde ganharam em um grande placar de 9-0, um shutout.
Essa é a quinta aparição do time entre os quatro finalistas, quarta seguida. Eles já venceram o campeonato em 2022, por 3-2, contra o Minnesota – Duluth.
O time é muito sólido e tem mais de 14 jogadoras com mais de 20 pontos.
Nadine Muzerall, a técnica, é muito experiente e foi uma das principais razões da tão vitoriosa jornada que Ohio State vem fazendo nos últimos anos.
Alguns destaques do time:
- Raygan Kirk, goleira, tem a maior quantidade de shutouts na temporada (9), seguida por
- Michelle Pasiechnyk (Clarkson) com 8. Ela é a goleira com a menor porcentagem de gols recebidos.

(Foto: Quinn Schmidt/Colgate Athletics)
Colgate University Raiders
Os Raiders tiveram um recorde de 32-6-1, sendo uma das melhores campanhas já feitas pelo time. Atualmente, estão em uma sequência de seis jogos vencidos, não perdendo um jogo desde 16 de Fevereiro (1-3 contra os Yale Bulldogs).
O time lidera a liga em gols no power play (46), 8 a mais que o segundo colocado, St. Lawrence. E assim, tem a segunda melhor porcentagem de powerplay, somente atrás dos Minnesota Golden Gophers.
Para chegar ao Frozen Four, eles enfrentaram os seus rivais da Ivy League, Cornell. Os Raiders venceram por 3-1.
Essa é somente a segunda vez que o time conseguiu participar de um Frozen Four. A primeira vez foi em 2018, onde perderam na final para Clarkson.
Alguns destaques do time:
- Danielle Serdachny é uma das grandes promessas do time ofensivamente. Ela ficou no top 10 de finalistas ao troféu Patty Kaz, oferecido à melhor jogadora feminina na NCAA. Ela lidera o time em pontos (61).
- Kristýna Kaltounková não está muito longe com os seus 56 pontos, sendo 30 de assistências e 26 em gols.

(Foto: David Stluka/Wisconsin Athletics)
University of Wisconsin Badgers
São as atuais campeãs ao conseguiram vencer de Ohio State no ano passado. O histórico time de Wisconsin tem um recorde de 34-5-0 nessa temporada e, como Colgate, tem uma sequência de seis vitórias. Os Badgers vão para o seu décimo quinto Frozen Four, empatado com a grande rival Minnesota em maior aparição na competição.
Wisconsin lidera a liga em gols com 202, acima de Ohio State com 196. Além disso, o time tem 5 jogadores no top 5 de jogadoras com maior quantidade de assistências por jogo.
Para entrar na competição, o time enfrentou St. Lawrence, vencendo por 4-0. Além disso, eles ganharam a conferência WCHA contra Ohio State
Alguns destaques do time:
- Laila Edwards é uma das promessas do esporte. Ela foi a primeira mulher negra a jogar pela seleção estadunidense de hóquei feminino., fato que aconteceu esse ano. Além de Laila, a sua irmã, Chayla, também joga pelo time.
- Kirsten Simms foi nomeada como a jogadora do ano da WCHA e é uma das três finalistas ao troféu Patty Kaz. Ela é a líder do time em pontos (74).
- Além dela, a sua parceira de linha Casey O’Brien também está indicada a ele. Ela lidera o time em gols (48).
Os jogos começarão no dia 22 de fevereiro, iniciando com as semifinais entre Clarkson e Ohio State às 17h (horário de Brasília), e depois, às 20:30, Colgate e Wisconsin. No dia seguinte, 24 de fevereiro, às 17h, as ganhadoras dos dois jogos se enfrentarão na disputa pelo troféu.
Os jogos aconteceram em Durham, New Hampshire, na Whittemore Center Arena.
Patty Kazmaier Memorial Award: o prêmio do hóquei universitário feminino
25 de abril de 2025Mundial Feminino de Hóquei 2025 na Tchéquia: tudo sobre o torneio
10 de abril de 2025Conheça o hóquei universitário feminino!
10 de abril de 2025
Leave a reply Cancelar resposta
Mais novidades
-
Patty Kazmaier Memorial Award: o prêmio do hóquei universitário feminino
25 de abril de 2025 -
Trade deadline: cinco jogadores para prestar atenção
2 de março de 2025 -
Previsões para o Prêmio Norris: O defensor do ano
23 de dezembro de 2024
Sobre o Tic-Tac-Gol!
O portal Tic-Tac-Gol! foi criado em 2022, com o intuito de trazer as últimas informações sobre as melhores ligas de hóquei de um jeito inclusivo, dinâmico, fluido e divertido,
assim como disseminar sobre o esporte para o público brasileiro.
O podcast Tic-Tac-Gol! surgiu em 2021, antes do portal que temos hoje, e foi o primeiro podcast sobre o esporte feito apenas por mulheres! Ao longo desses anos, o Tic-Tac-Gol! passou por várias mudanças e caminha para se tornar um dos principais portais sobre hóquei no Brasil. Após a transformação do podcast em um portal efetivamente, passamos por várias reformulações, novos integrantes chegaram, e em contrapartida outros deixaram o projeto, sempre deixando contribuições valiosas para o portal ter chegado onde está hoje.